segunda-feira, 10 de março de 2008

Escondidinho

Aniversário é bom, né?! E em dose tripla é melhor ainda. Foi assim neste fim de semana, três pessoas muito queridas da minha família e da família de Namorado, sopraram velinhas. Evidentemente as panelas trabalharam muito, aos poucos vou mostrando para vocês o que aconteceu.

Vou começar pelo escondidinho, rápido e fácil. É um prato único que faz muito sucesso por aqui.

Como o tempo anda apertado, tenho procurado produtos que facilitem minha vida, foi o caso do aipim que usei para fazer o purê. Comprei cozido, moído e congelado, mas nada impede de cozinhar o aipim e amassá-lo, para conseguir um purê ainda mais autêntico que o meu! Mas garanto que esse fica muito bom!



Escondidinho
Usei:
2 kg de carne de sol "dessalgada" (usei alcatra)
óleo
2 cebolas grandes em rodelas
1 kg de aipim cozido e amassado
1/2 litro de leite
2 colheres de sopa (cheias) de manteiga
1 cebola pequena picada
100g de queijo coalho moído
sal

Fiz assim:
Piquei a carne de sol em pedaços pequenos, fritei aos poucos em óleo bem quente e sem mexer muito para não criar água. Reservei a carne, dourei a cebola no mesmo óleo da carne até ficarem transparentes, misturei os cubinhos de carne e coloquei em um refratário. Bati no liquidificador o aipim e o leite (aos poucos também, não há liquidificador que aguente), em seguida dourei a cebola picada na manteiga e acresentei a mistura de aipim e leite, acerte o sal, mas não esqueça que a carne já tem sal, mexi bem até cozinhar e adquirir a consistência de purê. Deitei o purê por cima da carne, salpiquei o queijo e levei ao forno para gratinar.

P.S. Vou ficar devendo a foto dele pronto, mas em breve ele aparecerá por aqui. O quiejo forma uma casquinha crocante hummmmm...

Um comentário:

Karla Maria disse...

Pense numa comida que só é boa mesmo qdo como em PE.
Por aqui até faço e tb como em outros lugares, mas eu tô roxa de saudade e escondidinho é a cara de Recife, igual galeto com farofa e feijão de corda verde.
Beijo