sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O pão de queijo do meu pai

Não sei se deu pra perceber, mas não tenho visitado a cozinha essa semana. O trabalho e as corridas (até parece que sou maratonista, sou não, quero é emagrecer), têm me tomado muito tempo e quando chego em casa só quero dormir!

Mas a cozinha lá de casa não ficou sem produzir não.

Às sextas temos um café da manhã no escritório, nem sempre dá pra fazer alguma coisa para levar, mas quando dá meu pai faz esse pão de queijo e o pessoal vai a loucura!

É o pão de queijo mineiro, com as adaptações do meu pai, ele substitui o queijo meia cura pelo queijo de coalho (é muito difícil encontrar queijo meia cura bom em Salvador), que dá ao pãozinho tradicional um salgadinho que faz toda diferença!

Segue a receita

Pão de Queijo Mineiro do meu pai

Ele usou:
1 kg de polvilho doce
500g de queijo meia cura ou coalho ralado
5 ovos
250 ml de óleo
500 ml de leite
250 ml de água
sal a gosto


Fez assim:
Colocou o polvilho em uma vasilha, adicionou o sal e reservou
Juntou em uma panela o óleo, o leite e a água e levou ao fogo até ferver. Despejou a mistura sobre o polvilho e mexeu até que o polvilho estivesse "escaldado". Juntou os ovos à massa e misturou bem. Quando a massa esfriou o suficiente para o manuseio com as mãos, adicionou o queijo e trabalhou a massa até que estivesse uniforme soltando da vasilha. Moldou os pãezinhos e levou ao forno pré-aquecido à 250 oC até dourar levemente.






Só posso dizer que quentinho com manteiga derrentendo, faz a gente ser feliz!

2 comentários:

Cricket disse...

O sogrão arrebentou! Eu sozinho comi uma placa de pãezinhos! (E mais uma ruma de manteiga, porque gordo safado que se preza tem que engordar ainda mais qualquer receita, por mais gorda que ela seja! A manteiga derretendo em cima de uma bolinha de pão de queijo é uma das mais belas visões do mundo.)

Unknown disse...

Jesussss kkkkkkkkkk