quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Bolo de abacaxi da minha mãe (mas eu que fiz)


















Eu e namorado passamos carnaval naquela casa em Aracaju. É aquela casa onde come-se e bem, do amanhecer ao amanhecer!! Somos sempre tão bem tratados por lá, que desta vez quis levar um mimo para a dona da casa. Esse bolo é um clássico lá em casa, o da minha minha mãe é o melhor do mundo, resolvi tentar o meu. Não deu muito certo, embora a intenção tenha sido muitíssimo boa. Explico: O bolo ficou tão fofo, mas tão fofo que era impossível transportar da cozinha até a sala, imagine de Salvador até Aracaju! Aí tive a brilhante idéia de levar o bolo já cortado (dããããã), só consegui cortar a metade dele, como estva quente e fofo a outra metade despedaçou!

Esse bolo deve ser assado em uma forma redonda, sem buraco no meio e mais baixa, assim podemos encher o fundo da forma de abacaxi e as fatias que estão na lateral não "desmaiam" como aconteceu no meu caso!
Parece que foi uma sucessão de erros, mas não foi não, o sabor ficou muito bom, acho que o único erro foi a fôrma.

Usei:
200g de manteiga sem sal
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pote de iogurte natural
1 abacaxi em fatias
1 xíacara de açucar para fazer o caramelo

Fiz assim:
Coloquei o açúcar para fazer o caramelo no fundo da forma e levei ao fogo até caramelar, cobri o fundo e as laterais da fôrma com o caramelo e reservei.
Bati a manteiga e o açúcar , acrescentei as gemas peneiradas e continuei batendo até ficar esbranquiçado. Sem bater misturei a farinha e o fermento peneirados, o iogurte e por último as claras em neve.
Distrbuí as fatias de abacaxi na forma e coloquei a massa dando umas batidinhas para ela se acomodar entre as fatias de abacaxi. Daí é só colocar no forno até o palito sair limpo e o cheiro invadir a casa!

Um comentário:

Cricket disse...

Afff! Tava bom demais! Dindinha deve estar sonhando com ele até hoje!