domingo, 4 de julho de 2010

Saltenhas



Não conhecia saltenhas até vir morar em Salvador aos 17 anos! Embora adore saltenhas tenho lá minhas restrições a elas quando são muito apimentadas, por isso vez por outra eu mesma faço as minhas saltenhas para ficarem como eu gosto!

Essas foram feitas na chegada do trabalho à noite e era para serem pequeninas, mas ao terminar de preparar massa e recheio eu e Namorado estavámos com tanta fome que achamos por bem fazer "saltenhões" para acabar logo! Mas se você não for "morta-fome" como nós, faça a versão pequenina que é como normalmente ela aparece aqui e na casa dos amigos que apreciam.

Saltenhas

Use
Massa:
600g de farinha de trigo
100g de manteiga ou margarina derretida
2 gemas
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de creme de leite
água morna até dar o ponto

Recheio:
120g de manteiga
1 cebola grande picada
1 colher de chá de pimenta calabresa (uso com moderação)
1 colher de sopa de açúcar
1/2 xícara de chá de cebolinha verde picada
1/4 xícara de salsa picada
1/4 xícara de coentro picado
500g de carne moída (uso patinho moído 2 vezes)
2 ovos cozidos picados
1/2 xícara de passas sem sementes
1/2 xícara de azeitonas picadas

Faça assim:
Faça logo o recheio para ele esfriar, o ideal é fazer no dia anterior, mas comigo dificilmente rola. Refogue na manteiga a cebola, a pimenta, a cebolinha, a salsa, o coentro e o açúcar. Junte a carne e refogue bem. A água deve secar bem, mas a carne ainda deve ficar úmida. Junte os ovos, as passas e as azeitonas e reserve.

Para a massa misture todos os ingredientes e a crescente água se necessário. Você deve obter uma massa lisa e macia que se desprende da mão e pode ser modelada facilmente.

Aí é só abrir a massa, cortar círculos no tamanho que preferir, colocar uma porção do recheio e fechar como se fosse um pastel. Para fazer o trançadinho de cima; no início da meia lua que se formou quando você fechou a saltenha dê um "beliscão" e dobre a aba que se formou para dentro, siga assima té chegar ao final da meia lua. Como tudo na vida, com a prática o resultado melhora muito!
Pincele com gema e leve ao forno pré aquecido.

Um comentário:

Unknown disse...

Pode deixar na geladeira pra usar no outro dia?