terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Iogurte, um mundo de iogurte




Sigo 2017 tentando emagrecer, dessa vez com acompanhamento de uma nutricionista. Eu gosto dela, de verdade, embora não confie que uma pessoa magra desde que nasceu saiba a necessidade que tenho de um docinho depois do almoço, ou o que é comer chocolate até perceber que o pacote acabou... Tenho tentado seguir o que ela me prescreveu, até porque ela tem sido super bacana e o roteiro alimentar é perfeitamente "seguivel". A não ser quando saio de casa. Basta bater a porta de casa e eu desligo mentalmente o botão controle, e isso atrapalha um pouco. Outro dia mesmo comi um alfajor do tamanho da minha cara. Aí fica difícil!
Mas quando estou em casa, tento seguir direitinho. Marido nem tá fazendo a reeducação, mas descobriu as frutas (que em temperatura ambiente ficam mais gostosas) e tem comido muitas delas por dia, tem sido muito bacana encher o carrinho de frutas e verduras semanalmente.
O fato é que na minha prescrição está escrito "iogurte integral caseiro", já fiz iogurte muitas vezes, funciona fazer em casa e você sabe bem o que tem na garrafinha. Mas vamos falar a verdade? Fica líquido, sim, bem mais líquido que o que você encontra no supermercado. Tinha me conformado, ou espessante, ou iogurte natural, porém molinho.
Fui fuçar na internet na esperança de encontrar uma receita diferente para mais uma remessa de iogurte, e encontrei. Adivinha em que blog?! No La Cucinetta! Sim, a Ana Elisa e suas receitas precisas! A receita não é nova, e não é magra, mas acho que se enquadra em "iogurte integral caseiro", e eu como pouco, juro!

Mas o iogurte é realmente muito bom! Espesso, não tão ácido, macio... Batido com ameixa seca virou um creminho delicioso. É muito bom, faça!

A receita não é difícil, mas precisa de um pouco de dedicação. Eu farei novamente em 10 dias, mas farei metade da receita e conto aqui se funcionou dividir a receita, porque rende mooooito iogurte! Sério! Já fiz queijo, bolo, batido com ameixa, comi com geleia e ainda tem um montão! Vocês verão que as próximas receitas serão baseadas no tanto de iogurte que tem aqui em casa! Em defesa da receita tenho que dizer que tudo que fiz com esse iogurte caseiro ficou incrível. Então façam! Foi sem dúvida o melhor iogurte caseiro que já fiz.

Aqui o "potinho" que coube o leite com o creme de leite, antes de colocar o iogurte, e o arranjo com o copo para deixar o termômetro em pé. O termômetro digital pifou, usei o termômetro para doces, e terminei testando a temperatura com o dedo a mesmo.

Receita original aqui e descrita abaixo:

IOGURTE INTEGRAL DEFINITIVO

Ingredientes:
2,5l de leite integral
1 1/4 xic. creme de leite fresco
1 xic. iogurte integral natural (se usar o caseiro, tenha certeza de que está bem fresco, ou o resultado será viscoso)

Preparo:
Coloque o leite numa panela grande de inox e de fundo bem grosso (panela larga é melhor, para facilitar a evaporação). Leve à fervura, abaixe o fogo para o mínimo e mexa o tempo todo com uma colher, mantendo a fevrura branda e deixando que o leite evapore até reduzir 1/3 do seu volume inicial. (Você terá cerca de 1,6litros na panela.)
Desligue o fogo, derrame o leite numa tigela grande de cerâmica ou vidro e junte o creme de leite, mexendo até que esteja bem incorporado. Deixe esfriar até 46ºC ou até que você consiga manter seu dedo mergulhado no leite por no máximo 10 segundos.
Junte o iogurte e mexa bem para distribuí-lo. Cubra com um filme plástico, enrole a tigela numa toalha ou manta (ou coloque numa sacola térmica) e deixe por no mínimo 5 horas, ou durante a noite.
O iogurte terá uma camada firme e espessa por cima e uma camada mais cremosa por baixo, com um pouco de soro. Leve à geladeira e consuma em no máximo 10 dias.
Obs: se você costuma colocar o iogurte em uma garrafa ou pote estreito, NÃO faça isso com esse iogurte. Use uma tigela e mantenha seu iogurte nela, pois ele é realmente espesso e você não conseguirá tirá-lo da garrafa. :P

É realmente muito bom!

Com geleia de frutas vermelhas é sensacional

Nenhum comentário: