quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Bolo de banana o fim da saga do iogurte... por hora!


Encerrando a semana do iogurte :P fiz um bolo classicão, que ficou especial com o iogurte maravilhoso e bananas muito maduras que precisavam de um rumo na vida!

O bolo de farinha de trigo (bolo de ovo, bolo de nada, aquele bolinho de tomar café) da minha mãe é o melhor que já comi na vida. Eu tenho a recita, já a vi fazendo mil vezes, já fiz com ela, e o meu não fica igual, não tem jeito. Dito isso tenho que dizer que esse bolo ficou como os da minha mãe, fofinho, sem ser muito doce, macio molhadinho. Na primeira garfada lembrei da minha mãe e senti saudades dela, que passou o segundo semestre do ano passado vindo aqui em Aracaju todo mês. Vinha me ver e cuidar um pouquinho de mim. Sempre que ela vinha fazia esse bolinho quando chegava e antes de voltar à Salvador fazia outro, e deixava um gostinho de saudade. Tenho que dizer que ela é muito puxa saco do Marido e às vezes eu tinha que pedir mais de uma vez para ela fazer o bolo, mas bastava o Marido elogiar o bolo e ela já corria pra fazer. #ciumemodeon

Segundo minha mãe a receita é de um bolo comum, com leite no lugar do iogurte, e tudo mudou quando num dia em que ela não tinha leite, tinha iogurte em casa, e fez a substituição. O fato é que o bolo simples dela é sucesso por onde passa e agora eu divido a receita aqui, mas tenho que dizer, sucesso mesmo eu só consegui usando o iogurte maravilhoso caseiro que já dei a receita aqui.

Tinha três bananas super maduras que fatiei e coloquei intercalando com a massa do bolo, polvilhei um pouco de açúcar demerara em cima da massa antes de levar para assar e lembrei de um bolinho assim que comia na casa da minha madrinha.

Segue a receita:

Bolo de Farinha de Trigo

(todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar

4 ovos

1 xícara (chá) de iogurte

1 colher (sopa) de fermento


Eu:
Na batedeira misturo a manteiga e o açúcar até virar um creme clarinho, coloco os ovos inteiros, um a um, batendo bem a cada adição. Desligo a batedeira adiciono a farinha, o fermento e o iogurte e bato em velocidade baixa só até misturar, não bata muito. Coloco para assar em forma untada e povilhada, em forno pré aquecido a 180graus, por mais ou menos 30 minutos.

Minha mãe:

Na batedeira ela bate as claras em neve, reserva. Depois mistura a manteiga e o açúcar até virar um creme clarinho, coloca as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição. Desliga a batedeira adiciona a farinhae o iogurte e bate em velocidade baixa só até misturar, junta o fermento e por fim as claras em neve, misturando com uma espátula. Coloca para assar em forma untada e povilhada, em forno pré aquecido a 180graus, por mais ou menos 30 minutos.

Aí você vai me dizer: AH! Luciana você faz diferente, como queria que ficasse igual?!
Em minha defesa eu vou dizer que já tentei de tudo, já fiz do mesmo jeito, já fiz diferente e o resultado era sempre o mesmo, então desenvolvi o meu método e com o iogurte maravilhoso, mesmo fazendo do meu jeito, ficou PERFEITO!

Nenhum comentário: