terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Feliz ano novo e Panna Cotta

Feliz ano novo!


O ano que passou foi tão animado, viagens, saúde abalada, dúvidas existenciais, mudança de planos... Tinha tanta coisa pra resolver, que mal dava tempo pra pensar.
E ao mesmo tempo o ano se arrastou e demorou uns 5 anos pra passar. Vivo me perguntando como isso é possível.

Vamos às atualizações (ou não), seguimos morando em Aracaju, minha cozinha segue vermelha, eu sigo sem carteira assinada, sigo tentando emagrecer... mas meus cabelos, quanta diferença (juro)!

Antes das festas encontrei creme de leite fresco de boa qualidade e com preço bom, mas como ia viajar, só comprei uma garrafinha. Ontem fui comprar mais e, no one, não tinha mais, nem pra remédio. :(
Achar creme de leite fresco de boa qualidade em Aracaju, sem ter que deixar um rim no estabelecimento comercial é realmente difícil, o bom é que tem mais gente que pensa como eu. Queria conhecê-los, frequentar suas casas, fazer jantares com eles... (devaneios).
Enquanto não encontro mais creme de leite (fiz uma lista de receitas para usá-lo), não podia desperdiçar meu tesouro, fiz então a sobremesa preferida do Marido (depois da mousse de chocolate); Panna Cotta.

Eu acho muito engraçado. Quando ele vê que fiz panna cotta fala só um "hum hum", quando come fala "c@r$lh&, isso é bom demais, é minha segunda sobremesa favorita!". Fala isso TODAS as vezes que faço, adoro! Me sinto o pai do Nemo tendo que lidar com a Dory! ;)

Então sem enrolação vamos à receita!

Começo com a geleia de morango que uso não só para a panna cotta, mas para o iogurte, sorvete, torradas, bolo...

Geleia de morango

400g de morangos limpos (lavados e sem os cabinhos)
200g de açúcar

Misturo os dois e levo para cozinhar em fogo brando até que a maior parte dos morangos esteja desfeita e tenha se formado uma calda pouco espessa, lembre-se que quando esfriar, a geleia ficará mais firme.

Enquanto a geleia cozinha, esterilizo os vidrinhos onde vou colocá-la. Para isso basta ferver potinhos e tampas por 10 minutos, em água que os cubra completamente. Depois tiro da água fervente e coloco em um pano de prato limpo para secar.

Encho os potinhos com a geleia quente, fecho e os viro de ponta cabeça. Deixo esfriar assim, e só depois que esfria, desviro e guardo no armário. Não sei dizer bem quanto dura, porque aqui em casa faço de pouquinho em pouquinho e a gente come logo, mas já fiquei 3 meses com o potinho no armário. Agora, quando abrir é geladeira e consumir em 7 dias, mas eu duvido que dure 7 dias!

Panna Cotta

Uso a receita da Ana Elisa que não tem erro, o link está aqui e a receita abaixo:


300g de creme de leite fresco
300g de leite integral
125g de açúcar
5-7g de gelatina em pó (a quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser. Eu uso 7g)
1 colh. (chá) de essência de baunilha (eu uso uma fava de baunilha)


Preparo:
Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar (eu ponho a fava e as sementinhas que raspei) até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina.
Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina). Deixe que ela absorva toda a água.
Desligue o fogo, (eu passo a mistura por uma peneira para retirar a fava) jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha (como usei a fava, pulo essa parte).
Distribua entre as forminhas, deixe esfriar e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, passe uma faquinha pelas laterais e desenforme, cobrindo com calda de caramelo, chocolate ou frutas vermelhas (aqui já deixo nos potinhos que vamos comer e só colocamos a geleia por cima :P).



P.S. Quase desistindo de fazer aquelas fotos sensacionais para colocar no bloguito, vai ter receita com as fotos que consigo fazer mesmo!


Nenhum comentário: