sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bolo de Cenoura


Minha mãe nunca precisou me enganar para comer nada e com esse bolo não era diferente. É dos meus favoritos desde pequena.
Maaaas, eu nunca acertava a mão no bolo de cenoura. Os meus bolos eram sempre pesados, não ficavam fofinhos e molhadinhos como os da minha mãe.
Ela mesma me deu várias dicas, ainda assim eu não acertava, e já estava quase desistindo dele.
Ontem achei uma receita de bolo de cenoura escrita à mão dentro de um livro de culinária que eu estava folheando por outro motivo.
Como o universo conspira, achei as três cenouras que precisava na geladeira e fui fazer o bolo.
Que alegria quando cortei o primeiro pedaço quentinho (adoro), estava igual ao da minha mãe!
Não sei quem me deu a receita, mas agradeci muito ontem!

Bolo de Cenoura
Usei
3 cenouras médias (hummm isso é tão relativo, pesei e deu 320g)
3 ovos
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Fiz assim
Bati no liquidificador a cenoura picada, os ovos, o óleo e o sal. Numa bacia peneirei (yes eu peneirei, não podia me arriscar) a farinha, o açucar e o fermento e juntei à mistura do liquidificador. Coloquei na forma untada e povilhada (mentira usei o spray TUDO que a Gorda trouxe pra mim, mas depois eu conto) e levei ao forno até enfiar o palito e ele sair limpinho.

Cobertura
Levei ao fogo baixo 500ml de leite, 5 colheres de sopa de chocolate em pó, uma colher de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa de açúcar. Deixei fervendo até reduzir e engrossar um pouco.

Coloco a cobertura fervendo, com o bolo ainda quente também. Isso eu aprendi com a minha mãe. Furo o bolo todinho om um palito e derramo a cobertura por cima, assim ela deixa o bolo ainda mais molhadinho, embora manchado de chocolate. Mas quem se importa?!


O bolo veio para o café da manhã do escritório!

2 comentários:

Ana Karenina disse...

Tenho preconceito com bolo de cenoura, mas esse esta com uma cara boa... Guarda um pedaço?

Isabel Salvador disse...

Luciana que bom aspecto o teu bolinho...bjokitass