sexta-feira, 4 de abril de 2008

Torta integral de frango

Tenho que confessar que me aventuro muito pouco no campo das comidas saudáveis, lights e afins. Na verdade tenho alguns "defeitos" culinários: não sei cozinhar pouca comida (acho que só vou me satisfazer quando tiver uns 6 filhos e/ou uma creche), vocês são testemunha de quantos pratos são criados para aproveitamento das sobras; não gosto nada de cozinhar o que não gosto de comer e faço raríssimas comidinhas lights. Como a gente não veio ao mundo para passear, tento melhorar e essa torta foi uma das minhas tentativas da comida light, mas fiz muita torta (Irmã levou metade) e no recheio só o que eu gosto de comer!

Segue a receita

Torta Integral de Frango
Usei:
Massa
16 colheres de farinha de trigo integral
200g de margarina (devia ter usado a light, fica pra próxima)
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher de sal de fermento em pó

Recheio
1 kg de peito de frango cozido e desfiado (reservei o caldo)
1 lata de milho verde e ervilha em conserva
1 copo de requeijão cremoso light

Para cobrir
1 gema
Sementes de gergelim

Fiz assim:
Para a massa misturei todos os ingredientes até ficar homogênea e soltar das mãos, deixei descansar por ½ hora e em seguida forrei a fôrma com a metade da massa e reservei a outra metade para cobrir.
Para o recheio misturei todos os ingredientes e fui colocando o caldo do frango até o recheio ficar úmido, não deixe ficar molhado, ou a massa vai ficar “embatumada”.
Coloquei o recheio na fôrma já forrada com a massa, cobri com a massa restante, pincelei a gema, polvilhei o gergelim e levei ao forno pré-aquecido até assar e ficar douradinha.

Como vocês puderam perceber essa massa é uma variação dessa outra e levou um ovo inteiro para ficar mais leve. Dá próxima vez eu vou substituir uma parte da farinha integral pela farinha de trigo comum, essa ficou boa, mas como tudo na vida, pode melhorar!

5 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Tortas Salgadas são uma perdição, ainda não fiz assim com semente de gergilim...parece ótima.
A foto me deu a impressão que tem batata palha no recheio ou será o frango bem desfiadinho?
Bjs!

Luciana disse...

Oi Luciana!
O receheio é o frango desfiadinho mesmo, com milho, ervilha e requeijão light. As sementinhas deram um toque bem diferente, ficou bacana!
Beijinhos!

Unknown disse...

Olá! Dei a receita pra moça que trabalha na minha casa fazer, mas a massa ficou "murcha", gostaria de saber se é assim mesmo ou a massa fica crocante?

Luciana disse...

Oi ablisboa! Usando só a farinha integral a torta não fica tão crocante assim. Experimente usar metade da quantidade de farinha integral e a outra metade de farinha de trigo comum e ao invés de usar um ovo inteiro, use somente a gema.
Depois você me conta!

Anônimo disse...

Admiring the hard work you put into your website and in depth
information you offer. It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same outdated rehashed material.
Fantastic read! I've saved your site and I'm including your RSS feeds to my Google account.


Here is my web blog -