segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cozido


Cozido é o prato favorito de 8 em 10 dos meus amigos. É mesmo uma delícia, porém uma receita que deve ser feita para no mínimo 4 pessoas. São tantos ingredientes, que mesmo que você coloque um pouquinho de cada, vai virar um panelão!
Eu só como cozido como convidada, esse na casa da Gorda estava uma delícia. Eu aproveitei para tirar algumas fotos, porque vai demorar um pouco para ele aparecer lá em casa!

Não tem receita pra cozido, na minha opinião tem é o modo de fazer de cada um. Você coloca no seu o que você mais gosta, lembrando que quanto maior a variedade, mais gostoso fica!
Eu começo dourando a carne (faço com alcatra, minha mãe com músculo...) em óleo, quando ela doura junto caldo de carne e deixo cozinhar até ficar macia. Gosto do cozido com a carne desfiando. Depois junto mais caldo, os legumes e verduras por ordem de dureza! Faço isso para que os que cozinham mais rápido não virem papa no fim do cozido!

Sigo essa ordem:
1. Aipim
2. Batata doce
3. Cenoura
4. Batata
5. Cebola
6. Chuchu
7. Abóbora
8. Repolho

Junto linguiça e paio (aprendi aqui em Salvador) e por último a banana da terra que cozinho separada e só acrescento no fim.
Separo metade do caldo para fazer o pirão, com farinha de mandioca.
Arroz branquinho e vou ser feliz!

Esse cozido estava sensacional, foi o primeiro na casa da Gorda e teve a participação especial de Vera, fiel escudeira.
No cozido da Gorda tem brócolis, quiabo, chuchu... cada um põe o que mais gosta.

3 comentários:

Diego Manoel disse...

Já comi um cozido, que tinha até espiga de milho e estava muito bom!

Ana Karenina - A Gorda disse...

Adoro cozido! E o meu tem brocolis, aipim, chuchu...delícia! Adorei a ideia da espiga de milho.

isabela mascarenhas disse...

Lu, você pode também colocar tudo junto, e ir tirando as verduras que já estão no ponto, daí fica tudo no cozimento certo!
Beijo!