terça-feira, 26 de outubro de 2010

Doce de Leite



Eu descobri depois de velha adulta que adoro doce de leite, talvez goste tanto quanto de chocolate... hummm não sei, mas gosto muito.

Quando pequenas eu e minha irmã gostávamos de uma marca que fazia um doce de leite não liso, digamos assim, não era uma ambrosia. Era um doce pastoso, mas com uma textura de grãozinhos de areia. Porém minha mãe só gostava da "moça" e só comprava ele. Sempre que podíamos escondíamos uma versão do nosso doce no carrinho!
Tendo achado um leite decente para beber e fazer minhas receitas, achei por bem fazê-lo passar pelo teste máximo: virar doce de leite!

E não é que deu certo?! Tá certo, fiz com apenas um litro de leite que no final das contas rendeu uma xícara de doce, mas era um teste e eu não quis me arriscar.

Esse doce lembrou muito o da minha infância.

Minha mente diabólica já pegou o caldeirão na casa de mamãe para fazer com nada mais nada menos que 5 litros de leite!!

E sem ganhar nem um tostão a mais por isso vamos falar do leite, é esse aqui ó.



Chama-se Leitíssimo e eu que sou o paraíso dos publicitários comprei por causa da embalagem, que achei linda. Quando cheguei em casa e provei, ele me ganhou de vez, nem de longe lembra o leite de caixinha. E da segunda vez que comprei quando já havia um folder disponível, me apaixonei perdidamente!

O leite é produzido em uma fazenda no sudoesta da Bahia, o gado é criado sem confinamento, vive naturalmente no pasto e se alimenta de grama (ó que lindo). Segundo o folder o leite é prodizido a partir de um único rebanho, todo ele nascido e criado na própria fazenda. Como o leite é engarrafado na fazenda, o desperdício de tempo e nutrientes entre a ordenha e o engarrafamento é menor. E por último, mas não menos importante vejo preocupação com o meio ambiente, desde a manutenção de terras da fazenda como reserva ecológica, até o processo produtivo.

Não, eu não estive na fazenda eu li o material disponível e acreditei. Além disso o leite é uma delícia. E não custa repetir não ganho nem um centavo, tô falando porque gostei mesmo. Só achei um defeito, não tem desnatado. Mas segundo os mais puristas leite desnatado nem é leite e depois a gente retoma essa discussão!

Pegue um litro de leite (de verdade, nem tente com o de caixinha), some 100g de açúcar orgânico (ou não, é que eu tô nessa onda), mexa bem e leve ao fogo baixo, mas muito baixo, mexendo sempre até dar o ponto.

Que ponto? Eu faço assim; ponho uma gotinha de doce em um pires e inclino um pouco, quando o doce estiver escorregando beeem devagar tá no ponto (pra mim!).

4 comentários:

Melina disse...

hmmmmmmmmmmmmmmmmm!! que delícia!! se aqui em casa entrasse leite integral eu faria um doce desses, também amo doce de leite! ameeeeei que você voltou a postar aqui, lu! saudades, prima. beijao!

marianamiranda disse...

Ah, eu também sou o paraíso dos publicitários kkkk. Menina, isso parece bom!

Karla Maria disse...

Eu tenho certeza Lu,
gosto muito mais de doce de leite do que de chocolate.
Bj

Delícias da Andréa disse...

AMO DOCE DE LEITE , ESSE SEU FICOU MARAVILHOS , HUMMMMMMM!!!
AMEI SEU BLOG!

andreaquitutes.blogspot.com/

ANDRÉA...