quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bacalhau ao Creme

Ando sentindo uma vontade de comer peixe... Não sou muito fã de peixe, por isso não tenho entendido essa vontade repentina de comer peixe.
E antes que vocês pensem alguma coisa não, não estamos esperando um Ratinho de Cozinha!
Acho que tenho ficado mais afim de experimentar novos sabores!
Dizer que não gosto de peixe me lembra a primeira vez que fui na casa de Namorado e conheci Sogra e Sogro. Eu não ia almoçar por lá, fomos apenas deixar uma prima dele, que insistiu e subimos. Quando a porta abriu lá estavam não só Sogro e Sogra, como boa parte da família de Namorado. Que susto!

Na hora do almoço lá vem um salmão enorme feito no forno. E aí fazer o quê?! Comer com muuuuiiita Coca!!! E na saída dizer a Namorado que não sou muito amiga de peixe!!

Ainda hoje eu e Sogra damos muita risada dessa história, hoje quando tem peixe pro almoço ela sempre descola uma outra opção bem bacana pra mim!

E tem um detalhe, pra mim bacalhau não é peixe!! Porque simplemente AMO bacalhau! Quando vi essa receita lá na Casa de Farinha, fiquei de água na boca e fui correndo fazer.
Receitinha original aqui e eu fui uma mocinha, não mudei quase nada!

Bacalhau ao Creme

Usei
600 gr de filé de bacalhau dessalgado
3 dentes de alho grandes
2 cebolas grandes em rodelas
5 colheres (sopa) de salsinha picada
½ xícara de azeitonas picadas
1/2 xícara de azeite
1 lata de creme de leite
½ xícara de leite
1 colher de sopa de amido de milho
pimenta-do-reino
noz-moscada
6 batatas
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de requeijão
50 gr de queijo parmesão ralado
½ xícara de leite

Fiz assim

Em uma panela refoguei a cebola e o alho no azeite, esperei uns 7 minutos e acrescentei o bacalhau dessalgado e em lascas. Acrescentei o creme de leite, a azeitona, o leite com o amido de milho, a salsa, a pimenta e a noz moscada. Essa mistura vai virar um creme lindo e delicioso, reservei.
Cozinhei as batatas na água e sal, quando estiver macia passe-as em um espremedor, junte o requeijão, a manteiga, o queijo e o leite.

Montagem

Distribui o purê no fundo e depois o creme do bacalhau. Levei ao forno médio (180ºC), preaquecido, para dourar..



Foto com direito a cordinha da máquina e tudo!

Namorado gostou tanto e foi logo dizendo que esse prato tem que virar um clássico na páscoa!!

Um comentário:

Luciana Macêdo disse...

Também adoro bacalhau e assim gratinado fica muito bom. Gerealmente preparo com legumes, mas na próxima vez vou variar.
Bjs!