sábado, 26 de janeiro de 2008

Caldo Verde


Ontem fiquei responsável pela execução de um caldo verde para um evento que meus pais organizaram aqui em casa. Embora Salvador esteja ardendo de calor, meus pais não se abateram, serviram caldo verde, vinho e mais algumas iguarias que são a cara do inverno. Os convidados suaram um pouco, mas gostaram muito!

Bem, vamos ao que interessa: o caldo!


Usei:

2 kg de batatas
1 litro de caldo de carne (usei o tabletinho por falta de tempo)
1 litro de água
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
4 linguiças calabresas defumadas
50g de bacon magro (se é que isso é possível)
1 maço de couve

Fiz assim:
Coloquei as batatas descascadas e cortadas em pedaços pequenos para cozinhar na água e no caldo de carne, quando estavam bem cozidas bati no liquidificador com o caldo do cozimento e reservei.
Coloquei o bacon em uma panela até soltar sua gordura, quando ele já estava bem fritinho em seu próprio óleo, acrescentei a linguiça sem a pele (pode tirar sem medo) cortada em cubinhos. Deixei a linguiça fritar bem e acrescentei a cebola e o alho bem picadinhos, depois de refogar um pouco, juntei o caldo batido no liquidificador. Acertei o sal, coloquei um fio de azeite e uma pitada de pimenta branca. Como achei o caldo com cara de creme coloquei mais 1/2 litro de caldo de carne (de tabletinho). Cortei a couve bem fininha (descobri que com a tesoura de cozinha fica excelente) e juntei ao caldo na hora de sevir.

Fez sucesso!

Um comentário:

Cricket disse...

Guarda um potinho pra mim! Tá com uma cara ótima!