terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Bolinho de Chuva


Poucas coisas são tão casa de mãe (pelo menos da minha), quanto bolinhos de chuva. Lembro bem que ela os fazia com moldes antigos de borboleta muitas vezes, em outras eram os bolinhos redondinhos que animavam nossas tardes. As vezes penso que bolinhos de chuva são como panquecas, torta de liquidificador, arroz de forno e outras comidinhas que se perdem no tempo e ninguém mais faz. Ou gourmetizam e a gente perde a referência da comidinha de verdade, simples e saborosa.

Outro dia lembrei dos bolinhos e saudosa fiz para o Marido, ele pensava não gostar do bolinho e amou. Em visita à irmã fiz bolinhos para o sobrinho, que os chamou de "bolinhos de nuvem" e comeu tudo. Passando uns dias na casa da minha mãe fiz esses para ela, que me ensinou a fazer e adora bolinhos de chuva. Comida é carinho!

Bolinhos de chuva

1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
2/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

óleo para fritar
açúcar e canela para povilhar

Opcionais
1 pitada de noz moscada, ou
Raspas de laranja ou limão

Misture todos os ingredientes, aqueça o óleo. Quando o óleo estiver quente, retire um pouco da massa com uma colher de sobremesa, com a ajuda de outra colher, com cuidado despeje uma pequena porção da massa no óleo, frite até dourar. Repita a operação com o restante da massa. Passe os bolinhos fritos no açúcar com canela, passe um café e seja feliz!

Um comentário:

Muda Germinada de Jardins Alheios disse...

Eita que esse "ninguém mais faz" não me inclui: eu faço torta de liquidificador (atum com tomate), arroz de forno com os restos e panqueca de carne moída. Sou antiiiiiiga...
Adorei a receita do bolinho, Lu.
Bjs