domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pão de Queijo Mineiro



Eu já havia postado essa receita aqui, mas dessa vez fui eu que fiz. Além do orgulho, o resultado foi ótimo e rolaram fotos do passo a passo para ajudar os principiantes como eu, por isso ela está aparecendo por aqui novamente.

Sempre foi de minha mãe com a ajuda braçal de meu pai a responsabilidade pela elaboração dos pãezinhos. Que já chegaram a ser vendidos para fiéis clientes, que recebiam em casa, suas caixinhas térmicas com as bolinhas congeladas. Depois vieram as versões industrializadas, cada vez mais marcas, cada vez mais baratas e os pãezinhos de minha mãe foram perdendo mercado. Globalização. Não tenho nada contra as bolinhas industrializadas não, as vezes elas até rolam por aqui, mas como acontece com quase tudo, nada se compara aos pãezinhos feitos em casa.

Hoje meu pai faz a receita do início ao fim e nas sextas em que ele acorda cedo e inspira-se a fazer os pãezinhos, o café do escritório fica muito mais animado!

Seguem receita e as fotos para quem quiser se aventurar.

Pão de Queijo Mineiro

Usei:
500g de povilho doce
500g de queijo (meia cura, ou coalho que por sinal é o que mais aparece nas nossas receitas)
240ml (1 xícara) de óleo
720 ml (3 xícaras) de leite (meu pai substitui 1 xícara de leite por uma de água)
3 ovos
Sal a gosto
Braços fortes, ou um Namorado bacana como o meu!

Fiz assim:
Coloquei o povilho em uma bacia grande e pus a ferver o leite e o óleo juntos.


Quando o leite ferveu (cuidado para não derramar), escaldei o povilho, despejando o leite e o óleo quantes na bacia por cima do povilho. Fui mexendo com uma colher até esfriar o suficiente para sovar com as mãos.



Acrescentei um ovo de cada vez, misturando bem a cada adição, em seguida coloquei o queijo e misturei bem até incorporar totalmente. A massa se desprenderá das suas mãos.


Com essa receita eu consegui cerca de 130 bolinhas como as da foto, para congelar faça as bolinhas e leve ao congelador em uma assadeira. Quando congelar é só colocar no saquinho, etiquetar e manter congelado por até 3 meses.


Para assar é só tirar do congelador direto para o forno pré aquecido.

Um comentário:

Ramana disse...

Oi !
Acompanho sempre seu blog, mas só posso ver na net da empresa, e por conta do firewall , não visualizo imagens !!
Please, please!!!!!!!
me manda essa receita com as fotos para o meu e-mail?????
mo pão de queijo!
ramenezes@hotmail.com
Muito Obrigada !
Ramana