sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quiche Napolitana


Eu li o comentário da Katita sobre o livro da Tiça e achei muito bacana. Eis que estava na Saraiva buscando um livro para dar de presente para o filhote de uma grande amiga (pensem numa ciança de 2 anos que adora livo), quando me deparei com o livro Prato do Dia para Crianças de Tiça Magalhães.
Foi mesmo amor a primeira vista, o livro tem muitas receitas e não são receitas bobinhas não. Claro que há receitas para os pequenos fazerem, até porque a proposta do livro é juntar grandes e pequenos em torno de uma boa refeição. E por boa refeição entenda-se pratos saborosos e nutritivos, as receitas que li incluem verduras, legumes ou grãos. Mas no livro você encontra bacalhoada, fondue, peixinhos mil, tortas salgadas e mais, muito mais!
Ontem cheguei cedo em casa e finalmente me aventurei em uma de suas receitas, mudei o recheio e adorei o resultado.


Massa básica para quiche - Tiça Magalhães.
500g de farinha de trigo
250g de manteiga
2 colheres de sopa de queijo ralado
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sobremesa de sal

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, leve a geladeira para descansar por 30 minutos.

Cobertura - Tiça Magalhães
450ml de creme de leite
80g de queijo ralado
4 ovos grandes

Misture todos os ingredientes e reserve.

Recheio - O que tinha lá em casa
2 tomates italianos sem sementes picadinhos
150g de presunto picadinho
150g de queijo prato picadinho




A Tiça diz que o melhor é preparar a massa, em seguida o recheio e só depois se preocupar com o creme. Forre a forma para quiche com a massa, deite o recheio e em seguida a cobertura. Leve para assar em forno médio (180º) por 35 minutos.

Eu fiz 1/2 receita da massa e do creme porque somos só eu e Namorado a dar conta do recado. Não tenho (ainda) a forma para quiche, por isso dei uma improvisada, vão desculpando a nossa falha, a bendita já está na lista! Ficou tão bom, mas tão bom que Namorado repetiu (novidade) e guardou o restinho para almoçar hoje com salada!


Fico pensando o que mais pode virar recheio... um mundo de coisas, né não?!

3 comentários:

Iliane disse...

que linda ficou!amei a receita..bjus

Unknown disse...

mas deve ter ficado muuuito boa essa quiche hein? hehe
eu estou me sentindo uma prima muito desnaturada pq nunca mais vim aqui, portanto vim pedir desculpas pela ausencia e dizer que to morrendo de saudade de voce!! domingo to indo pra minha nova morada, Lu e vou ficar la esperando sua visita! beijao!

Lilian disse...

Adorei seu blog, achei por acaso e foi uma ótima descoberta. Já anotei várias receitas para fazer. Pode deixar que quando eu fizer, te aviso no que deu.
Bjs
Lilian