sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bolo de Morango e natas


Não posso ir ao sul visitar meus tios sem de lá trazer alguns potes de nata, não tem jeito! Quando chego a gente já vai logo programando a ida ao mercado para a compra dos potinhos. Dessa vez não foi diferente.
A nata que trago de lá chama-se Creme de leite pasteurizado e nem de longe lembra o creme de leite que conhecemos por aqui. É bem firme, tem consistencia de margarina e é branquinho. Sua embalagem lembra as embalagens plásticas de 500g de manteiga, sendo de 375g. Aqui em Salvador eu encontrei na Perini um potinho muito semelhante ao que eu trouxe do sul, a marca era outra e como eu ainda tenho alguns potinhos na geladeira, deixei pra testar depois. Aviso assim que experimentar.

Minha paixão pela nata começou quando a fofa da D. Irma, serviu uma torta de morangos deliciosa, recheada e coberta com um creme macio e com gosto de leite condensado. E foi com ela que eu aprendi a fazer o creme.

Tudo que faço com o pote de nata é batê-lo na batedeira com 1 lata de leite condensado até que ele vire um creme com picos firmes. Mas atenção! Não bata muito ou seu creme de leite condensado virará manteiga, lições de D. Irma!

E ao chegar do sul fiz o bolo de morangos pra matar a saudade.

O bolo é aquele branquinho, que você faz pra tomar café, já postei receitas aqui e aqui. O recheio é o creme cheio de morangos picadinhos e a cobertura é mais creme. Se quiser pode diluir um pouco de geléia em água e decorar o bolo como Namorado fez!!
Sirva bem geladinho!

3 comentários:

Cricket disse...

A decoração não ficou lá essas coisas, mas estava uma delicia!

Iliane disse...

hummmm..eu conheço essas natas do sul..e..sei que não tem nada a ver com o que temos por aqui..amo!!!e..epoca otima para fazer um bolo assim?:com natas..amei..amo tudo que tem morangos..bjus

mari disse...

moro no sul e acabei de fazer uma torta de morango com nata ficou uma delicia